Análises Clínicas


Colheita de produtos biológicos (Análises Clínicas)


Deverá sempre informar o laboratório, no ato da colheita, de toda a medicação a que está sujeito.

Acordos

PSP, ADNS, MEDIALCARE, PORTO DE LISBOA, SNS, ADSE, ADM, SAMS Quadros, INCM, CGD, ADMG, ADVANCECARE, MÉDIS, MULTICARE, ALLIANZ, MEDICARE, FACULTA TEMPO, SAÚDE PRIME.

 
 

Colheita de esperma (2ª a 6ª feira) Preparação
Espermograma Abstinência Sexual de cinco dias. Urinar antes de colher. Deve lavar as mãos e o pénis com sabonete e enxugá-los com toalha limpa. Colher por auto-masturbação, sem uso de preservativo (não é possível a colheita através do coito interrompido devido à possibilidade de contaminação do produto com secreções vaginais), e ejacular para dentro do coletor, fornecido pelo laboratório ou adquirido na farmácia. Ter o cuidado de não desprezar nenhum volume de esperma. Colher preferencialmente no laboratório ou na própria residência, desde que garanta a entrega do produto, no máximo, 15 minutos após a colheita (anotar o horário), transportando-o, envolvido em algodão, junto ao corpo (bolso da camisa) para manter a temperatura.
Espermocultura Abstinência Sexual de 48 horas. Informar o laboratório se o paciente está a tomar algum antibiótico, ou há quantos dias deixou de o fazer. Urinar antes de colher. Deve lavar as mãos e o pénis, com água e sabão neutro, e enxugá-los com toalha limpa. Colher por auto-masturbação, sem uso de preservativo (não é possível a colheita através do coito interrompido devido à possibilidade de contaminação do produto com secreções vaginais), e ejacular para dentro do coletor, fornecido pelo laboratório ou adquirido na farmácia. Colher preferencialmente no laboratório ou na própria residência, desde que garanta a entrega do produto, no máximo, 1 hora após a colheita (anotar o horário).
Colheita de expetoração (2ª a 6ª feira) Preparação
Exame bacteriológico A melhor amostra é a colhida pela manhã, em jejum, antes de escovar os dentes e após lavagem da boca com água. A amostra deve ser proveniente do interior dos pulmões (não contaminar com saliva), e que deve sair por esforço da tosse. Se o produto for escasso, o paciente deve-se deitar sobre uma mesa, apoiando o peito sobre uma almofada e com os braços e cabeça mais baixos. Inspirar profundamente, reter o ar por instantes e soltar violentamente com esforço de tosse. Entregar imediatamente no laboratório.
Pesquisa e cultura de BK A melhor amostra é a colhida pela manhã, em jejum, antes de escovar os dentes e após lavagem da boca com água. A amostra deve ser proveniente do interior dos pulmões (não contaminar com saliva), e que deve sair por esforço da tosse. Se o produto for escasso, o paciente deve-se deitar sobre uma mesa, apoiando o peito sobre uma almofada e com os braços e cabeça mais baixos. Inspirar profundamente, reter o ar por instantes e soltar violentamente com esforço de tosse. Entregar imediatamente no laboratório.
Colheita de sangue Preparação
Rotina Manter um jejum de 10 a 12 horas, tomando a última refeição cerca das 20.00H do dia anterior à colheita de sangue.
Provas de sobrecarga de Glucose Respeitar o período de jejum (10 a 12 horas) e comparecer no laboratório o mais cedo possível, tendo em conta que deverá permanecer no laboratório durante o tempo em que decorre a prova.
Colheita de Fezes Preparação
Pesquisa de ovos e parasitas Não usar laxantes para colher as fezes. Urinar antes da evacuação para não contaminar as fezes com urina. Colher um pouco de fezes (volume de uma noz), utilizando um coletor fornecido pelo laboratório ou adquirido na farmácia, durante um ou três dias (de acordo com a prescrição médica). Podem ser guardadas no frigorífico e entregues em conjunto no laboratório. Se for pedido Exame bacteriológico (Coprocultura) deverão ser entregues imediatamente no laboratório.
Pesquisa de sangue oculto Não usar laxantes para colher as fezes. Urinar antes da evacuação para não contaminar as fezes com urina. Não colher as fezes se existir hemorróida sangrante, nem durante o período menstrual. Não deve utilizar palito de dentes, fio dental, nem utilizar escova de dentes (usar o dedo em vez da escova). Colher um pouco de fezes (volume de uma noz), utilizando um coletor fornecido pelo laboratório ou adquirido na farmácia, durante um ou três dias (de acordo com a prescrição médica).
Exame bacteriológico
(Coprocultura) 2ª a 6ª feira
Não usar laxantes para colher fezes. Urinar antes da evacuação para não contaminar as fezes com urina. Colher as fezes do dia, utilizando um coletor estéril fornecido pelo laboratório ou adquirido na farmácia. Não colocar no frigorífico. Entregar de imediato no laboratório. Se forem 3 amostras, entregar em três dias. A quantidade de amostra suficiente é do volume de uma noz.
Colheita de Urina Preparação
Urina tipo II Colher parte da primeira urina da manhã em recipiente limpo e seco.
Urocultura (Urina Asséptica)
Preferencialmente de 2ª a 6ª feira
Limpar cuidadosamente os órgãos genitais com sabão neutro (sabão azul e branco), jacto forte de água ou compressa fornecida pelo laboratório. Urinar desprezando o primeiro jacto e colhendo o jacto intermédio diretamente para o recipiente esterilizado. desprezando a restante urina. As mulheres deverão afastar os grandes lábios. Colocar imediatamente a tampa no recipiente e enviar ao laboratório em 2 horas, ou manter no frigorífico.Observações: No caso de bebé, colocar saco pediátrico, que deve ser substituído cada 30 minutos, repetindo a limpeza do períneo. Após a recolha de urina, colocar o saco em recipiente estéril e enviar ao laboratório em 2 horas, ou manter no frigorífico.
Colheita de Urina de 12 ou 24 Horas Preparação
Urina de 12 Horas (ex. contagem de Addis) Esvaziar a bexiga às 19.00 horas e desprezar toda a urina. Daí por diante, colher toda a urina durante a noite. No dia seguinte, às 07 horas, colher toda a micção (nada deve ser desprezado). Não perder nenhuma porção de urina de qualquer micção. Terminada a colheita, levar ao laboratório toda a urina colhida nas 12 horas. Utilizar recipiente limpo e bem vedado (uma ou mais garrafas de 1.5 litros de água, se necessário).
Urina de 24 Horas Esvaziar a bexiga pela manhã, ao levantar, desprezando esta urina. Marcar rigorosamente a hora. Daí por diante, colher toda a urina do dia e da noite seguinte. No dia seguinte, colher também a urina a primeira urina na mesma hora em que foi esvaziada a bexiga no dia anterior. Guardar toda a urina de cada micção (nada deve ser desprezado). Não é necessário guardar separadamente qualquer uma das micções. Logo que o primeiro frasco esteja cheio, passar para o segundo e as sim por diante, sem perder nenhuma porção de urina. Evitar o excesso de líquidos no dia da colheita da urina. Terminada a colheita, levar ao laboratório toda a urina colhida nas 24 horas. Utilizar recipiente limpo e bem vedado (uma ou mais garrafas de 1.5 litros de água, se necessário).
Ácido Vanilmandélico/Hidroxiprolinúria Na véspera do dia da colheita o utente não deve comer vegetais, bananas, baunilha, chocolate, café, chá e nozes. Colher a urina de acordo com as regras acima descritas (24 horas) juntando o ácido (fornecido pelo laboratório) logo após a primeira micção.
Colheita de exsudados (preferencialmente de 2ª a 6ª feira) Preparação
Exsudado Vaginal Higiene matinal normal sem irrigações. A utente não deve estar a fazer aplicação local de óvulos, pomadas, ou não deve ter feito uso de antibióticos nos últimos 7 dias anteriores à colheita(salvo orientação médica), nem ter tido relações sexuais na véspera ou no dia da colheita.
Exsudado Uretral O utente não deve estar a fazer, ou não deve ter feito uso de antibióticos nos últimos 7 dias anteriores à colheita (salvo orientação médica), nem ter tido relações sexuais na véspera ou no dia da colheita utente deve estar sem urinar pelo menos 2 horas.
Exsudado Faríngeo O utente não deve estar a fazer, ou não deve ter feito uso de antibióticos nos últimos 7 dias anteriores à colheita (salvo orientação médica). Não deve fazer a higiene oral, nem deve comer (jejum).
Exsudado nasal O utente não deve estar a fazer, ou não deve ter feito uso de antibióticos nos últimos 7 dias anteriores à colheita (salvo orientação médica). Não deve assoar o nariz.
Exsudado auricular O utente não deve estar a fazer, ou não deve ter feito uso de antibióticos nos últimos 7 dias anteriores à colheita (salvo orientação médica).Não deve lavar os ouvidos.
Exsudado de uma ferida (pús) O utente não deve estar a fazer, ou não deve ter feito uso de antibióticos nos últimos 7 dias anteriores à colheita (salvo orientação médica). A colheita deve ser feita antes do penso ser feito.
Teste respiratório Preparação
Helicobacter Pylori Para este teste o paciente deve estar em jejum, para que o teste seja feito com o estômago vazio.A realização da colheita deste exame é de aproximadamente 10 minutos. Não deve fazer medicação para o estômago nos últimos 14 dias. Se tiver feito medicação para a erradicação do Helicobacter deve fazer o teste só 28 dias após a sua suspensão.
Nota: Resultados disponíveis no próprio dia.